top of page

O que é a dependência emocional?

Atualizado: 6 de nov. de 2022


A dependência emocional ocorre quando elegemos alguém parceiro/a para suprir um vazio existencial. Essa crença nos faz sofrer, porque projetamos no outro a nossa fonte de felicidade, "só posso ser feliz com essa pessoa".



A dependência emocional se configura pelo apego excessivo a outra pessoa, podemos falar de relacionamentos afetivos, de amizades e familiares. Essa dependência pode se estender a outros aspectos da sua vida, como o profissional.

A baixa autoestima, a insegurança, o medo generalizado, o excesso de controle, o medo de ser abandonado/a, o medo da rejeição, a submissão, a falta de confiança, a fragilidade emocional são emoções vividas por uma pessoa dependente emocionalmente.

As pessoas que vivem a dependência emocional muitas vezes são vítimas de abusos psicológicos e emocionais. O abusado se sente refém do seu abusador por não se sentir capaz de romper com a dependência.

São pessoas que viveram feridas emocionais profundas e que precisam de ajuda e acolhimento para superarem essas feridas e conseguirem se relacionar de forma segura, tranquila e confiante.

A Psicoterapia é um lugar de escuta, de acolhimento e acompanhamento no seu processo de ressignificar todas essas feridas.


Entender o que nos leva a ter alguns tipos de comportamentos, sentimentos e emoções e integrar aspectos do inconsciente à consciência é um dos objetivos da Psicoterapia Junguiana, estabelecer um equilíbrio entre o mundo interno e externo.


Através do autoconhecimento o paciente irá resgatar a sua saúde emocional e psíquica e com isso chegar mais perto da sua essência.


Texto produzido pela Psicóloga Soyani Carvalho

@psi.soyanicarvalho

para marcar uma consulta com ela veja a agenda de atendimentos


206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page